data-filename="retriever" style="width: 100%;">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
À medida que o novo normal toma forma e se modifica, diversas áreas precisam de adaptações. No dia a dia, cuidados são necessários e há muitas exigências, principalmente nos setores que envolvem a possibilidade de aglomeração de pessoas.
É o que acontece com os ônibus que, para circular, necessitam seguir protocolos sanitários e de segurança. Mesmo com a pandemia, algumas linhas intermunicipais seguiram funcionando, porém com restrições, como a diminuição dos horários e a redução da lotação de passageiros.
Santa Maria confirma mais uma morte por Covid-19, e total chega a 35
Já as linhas interestaduais tiveram de parar, pelo menos, por duas semanas no início do isolamento _ na segunda quinzena de março.
SANTA MARIA
Na cidade, cinco empresas de viação operam com transportes de ônibus para fora do Estado: União Santa Cruz, Catarinense, Viasul, Pluma e Planalto.
Como medidas iniciais e para cumprir os decretos, todas elas diminuíram a lotação de passageiros para 50%. A maioria reduziu, também, os horários de saída disponíveis.
A União Santa Cruz é a única que, até quinta-feira, não tinha retomado as linhas para fora do Estado. A partir de hoje, as saídas para Joinville voltam a ocorrer _ com um horário diário fixo, e não mais três horários, como era antes da pandemia.
A gerente de tráfego da companhia, Vanessa Brum, esclarece os motivos da retomada ter sido planejada apenas hoje.
_ Poderíamos ter voltado desde o dia 3 de agosto, mas como o objetivo principal da empresa sempre foi priorizar a segurança dos passageiros, decidimos adiar um pouco, principalmente porque alguns municípios continuavam com os terminais fechados. Isso não traria segurança no embarque e desembarque, então aguardamos o momento em que estivéssemos em concordância com todas as medidas sanitárias estaduais _ explica Vanessa.
VÍDEO: onda de frio deve favorecer geada em Santa Maria nos próximos dias
Para esse retorno, a empresa precisou se adequar a diversos protocolos.
_ A higienização dos veículos com antibactericida e álcool já era uma prioridade para nós. Apenas intensificamos isso e passamos a usar, também, a máquina de fumaça com produto sanitizante de alto desempenho indicado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). Também haverá a medição de temperatura no embarque, disponibilização de álcool gel 70% e obrigação de utilização de máscara durante todo o trajeto _ comenta Vanessa.
Já a empresa Planalto suspendeu as linhas para fora do Estado apenas nas duas primeiras semanas de pandemia. O gerente comercial Silverio Lopes diz que, logo após esse período, retomaram as viagens:
_ Mesmo com a situação crítica de Santa Catarina, por exemplo, resolvemos seguir com as linhas para não deixar nosso passageiro desassistido.
Todas as empresas citadas garantem seguir os protocolos sanitários exigidos pelos decretos municipais e estaduais.
Empresas que fazem linhas interestaduais com saídas de Santa Maria
- União Santa Cruz - linhas para Joinville com uma saída por dia, às 18h
- Catarinense - linhas para Curitiba (via litoral), com saídas de domingo à sexta, às 18h30min
- Viasul - linhas para Joinville (via Serra Gaúcha), com saídas nas segundas, quartas, sextas e domingos, às 16h
- Pluma - linhas para União da Vitória (PR), São Paulo e Rio de Janeiro, com saídas nas segundas, quartas, quintas e sextas, às 9h
- Planalto - linhas para Curitiba, com saídas terças, quintas e domingos, às 8h30min e segundas, quartas e sextas, às 15h; linhas para Palmas (TO), com uma saída por dia, às 6h; linhas para Barreiras (BA), com saídas nas segundas, quartas e sextas, às 16h